sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Crônicas do Dia - A modernidade e a Gramática - André C S Masini

A MODERNIDADE E A GRAMÁTICA

"Se desta frase conseguiria palavras, que estivessem alguém as será fora de lugar entendê-las?"

Antes que o leitor pense que este articulista ficou definitivamente louco, permita-me adiantar que a "frase" acima realmente não faz sentido algum; ela aliás não é sequer uma frase, é apenas um amontoado de palavras.

Se, porém, colocarmos as mesmas palavras em uma ordem lógica, obteremos:

"Se as palavras desta frase estivessem fora de lugar, será que alguém conseguiria entendê-las?"

Sabem qual é a diferença entre a primeira frase e a segunda? Apenas a gramática, ou, mais especificamente, a sintaxe.

Através dessa experiência, podemos perceber como a gramática é importante, e o quanto absurda é a afirmação (muito em moda atualmente) de que ela seja algo ultrapassado, algo que não precisa mais ser ensinado nas escolas...

A gramática não é (como querem alguns) uma série de regras inúteis e gratuitas, criadas dentro de alguma academia mofenta, por algum velho chato sem coisa melhor para fazer na vida. Gramática não é burocracia. Gramática é, pura e simplesmente, a alma viva (e lógica) da língua, que foi desenvolvida naturalmente através dos milênios. É a estrutura subjacente a tudo que é dito ou escrito, a lógica essencial para que as palavras em conjunto possam expressar um sentido.

Quando um traficante diz para outro:

– Ô Magrão, eu já levei o pó lá pro Barriga.

Ele está fazendo uso da sintaxe (como todos nós sempre fazemos). É unicamente através da sintaxe que o tal "Magrão" compreende que (1) a frase é dirigida a ele; (2) que o objeto de que se fala é "o pó"; e (3) que a pessoa a quem o "pó" foi levado é "o Barriga".

Se o primeiro traficante tivesse resolvido inventar sua própria sintaxe:

– Magrão, eu, Barriga, o pó, ô, levei lá pro.

"Magrão" não teria entendido nada.

Essa lógica essencial da língua, a sintaxe, vem evoluindo não apenas há milhares de anos, junto com a civilização humana, mas há muito mais tempo, junto com a genética de nossa espécie, pois – como demonstrou o lingüista estadunidense Noam Chomsky – parte de nossa compreensão da sintaxe é inata: já está impressa em nossos cérebros quando nascemos.

É verdade que a língua é viva e está em constante transformação; mas tal transformação ocorre a partir da herança milenar da língua, não a partir do desprezo à mesma; e tal transformação ocorre espontaneamente, não precisa de nenhuma "ajuda" de nenhum teórico.

Por isso o estudo da gramática não se contrapõe à língua viva. Abolir aquele em nome desta é o mesmo que serrar as raízes de uma árvore para "libertá-la". A árvore simplesmente cairá e morrerá, e é isso que estão fazendo com a língua portuguesa.

A língua viva não tem dono: nem os teóricos da moda que querem "libertá-la", nem nenhum gramatiqueiro presunçoso que pretenda criar regras e rigores artificiais. Mas a língua viva tem sim raízes, e são estas que lhe sustentam a vida.

É verdade, porém, que existem problemas paralelos. Pois a língua, como tantas coisas neste mundo, pode ser usada como instrumento de discriminação. Por isso alguém teve a idéia: "se todos os modos de falar fossem considerados equivalentes e igualmente corretos, a discriminação através da língua acabaria".

Mas a discriminação não brota da busca por uma forma mais precisa de expressão. Ela brota do sectarismo e do narcisismo humanos. Estes sim são repulsivos, não a língua. Se nivelarmos a língua, outros instrumentos de discriminação serão criados no instante seguinte, como marcas de tênis ou outra coisa qualquer...

Será então que, em nome de um suposto combate à discriminação, vale a pena degradarmos nossa língua – instrumento preciso, criativo e realizador, fonte de todo raciocínio e, por isso, fonte de libertação humana – para algo tosco e ineficiente?

O professor "moderno", que ao invés de análise sintática ensina "interpretação de texto" está fazendo, inconscientemente, o papel de um charlatão. Pois ele finge que seus alunos estão realizando grandes feitos, analisando profundas filosofias, mas na verdade os está condenando à eterna incapacidade de se expressarem com eficiência. (Eu mesmo, se tivesse sido vítima desse tipo de indulgência, não sei o que teria sido de mim. Pois se na escola eu acreditasse ter tamanho domínio da língua que não precisasse mais estudá-la e pudesse desperdiçar minhas aulas de português na leitura de sociologias e filosofias, eu certamente não teria tido o estímulo de que precisei para estudar nossa língua e não teria feito o enorme esforço de que precisei, e ainda preciso, para superar minhas dificuldades com ela.)

Na semana que vem nós veremos os resultados práticos desse "ensino moderno": jornalistas importantes que escrevem uma língua bizarra, cometendo erros que nenhum analfabeto jamais cometeria.

Continua na semana que vem...

André C S Masini

O autor é Auditor Fiscal da Receita Federal e Escritor

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