sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Crônicas do Dia - A carnificina do Infinitivo

A CARNIFICINA DO INFINITIVO

Aonde foram as meninas? Perguntei eu.

Ora, foram pescar! Respondeu a boa e velha senhora sorrindo da porta do casebre, em português irretocável.

Era analfabeta, mas teve o privilégio de não freqüentar nenhuma escola moderna. Tinha a segurança de quem fala com naturalidade.

Coitadas, continuou ela, estão sendo acusadas de matar um homem. E os pais delas, por falta de dinheiro, foram levados a deixar a terra.

Sintaxe irrepreensível, nada de foram pescarem, ou acusados de matarem, ou levados a deixarem.

Infelizmente, hoje é difícil encontrar um português tão correto, seja em escolas básicas, seja em cursos de doutorado...

Como é possível tal paradoxo? Será que o estudo anda desensinando?

Sim, lamentavelmente, sim, graças ao mito ou modismo que contrapõe a "língua viva" ao estudo da gramática. Modismo absurdo, pois o objetivo do estudo da gramática é justamente compreender os mecanismos da língua viva. Ele parte da sintaxe intuitiva, como a daquela boa senhora, e busca dominar sua lógica subjacente.

O estudo da gramática é imprescindível. Se aquela senhora vive bem sem ter estudado gramática, é porque para ela, em sua vida simples, a lógica intuitiva basta. Mas esse conhecimento espontâneo só consegue levar as pessoas até um certo ponto. Qualquer um que precise refletir e trabalhar sobre aquilo que pretenda exprimir; que precise tecer uma argumentação, defender uma idéia, elaborar um texto literário... enfim, qualquer um que precise manejar a língua – precisará de mais ferramentas do que a mera sintaxe intuitiva.

Portanto a substituição nas escolas do estudo da gramática (com a análise sintática e tudo mais) por interpretações de textos de sociologia, filosofia ou história, não passa de uma farsa. O aluno acaba saindo da aula de português com muitas ilusões, mas sem qualquer evolução em sua capacidade de manejar a língua.

Muitos professores de português crêem que a falta de ênfase na gramática é uma catástrofe. Ano após ano, em silêncio, impotentes, eles vêem seus alunos sair do primeiro e segundo graus mal e mal alfabetizados. Mas temem se opor à corrente da moda anti-gramática, pois poderiam ser rotulados de antiquados ou coisa pior.

Para o aluno, ou aluna, talvez seja cômodo ser tratado como criatura onisciente, que não precisa se dedicar à dura tarefa de desbravar os mecanismos da língua. Mas as conseqüências disso ele sentirá ao sair da escola, quando tiver que trabalhar com textos. Pois não possuirá nenhuma ferramenta para manejar a língua além da velha intuição, que agora já não será suficiente. Passará então a ser vítima de permanente insegurança e se agarrará desesperadamente às poucas e vagas noções de gramática de que se lembra. Transformará tais noções em regras rígidas, que utilizará indiscriminadamente, perdendo inclusive a naturalidade da língua intuitiva.

Um claro exemplo disso é o uso impróprio da "regra" de que o verbo deve concordar com o sujeito. Alunos formados que não estudaram suficiente gramática passam a flexionar a esmo todo e qualquer infeliz verbo que cair em suas mãos – inclusive nos casos onde a flexão é não apenas desnecessária, mas inteiramente bizarra e ilógica, contrária à intuição e ofensiva ao ouvido – criando construções extraterrestres que nenhum analfabeto jamais criaria.

Tais "concordâncias" podem ser encontradas até nos telejornais da mais importante emissora de TV do país:

"... policiais acusados de integrarem..." (Rede Globo, Jornal Hoje, 15/09/03).

"... a justiça investiga dez homens suspeitos de comandarem..." (Rede Globo, Jornal Hoje, 28/08/03).

"... os governos foram levados a declararem estado de emergência" (esqueci de anotar emissora e data).

Um estágio na roça, com nossa boa senhora analfabeta, seria muito útil a esses "redatores". Já que não estudaram gramática, pelo menos reaprenderiam a espontaneidade da língua intuitiva.

Recordo minha saudosa avó, D. Eucharis, que, com sua modesta e sólida formação de normalista, entendia nossa língua melhor do que eu jamais entenderei. Comparo-a comigo, que fiz faculdade e sigo apanhando da língua, mas que, apesar de minha dislexia, creio jamais ter escrito algo como acusados de integrarem. Comparo nós dois com os doutores de hoje... e pareceme óbvio que algo está muito errado com o ensino.

Na semana que vem teremos a conclusão dessa série: "A Gramática e o Futebol".

André C S Masini

O autor é Auditor Fiscal da Receita Federal e Escritor



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