quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

As principais características do Bruxo do Cosme Velho



Visão objetiva e pessimista da vida, do mundo e das pessoas.



Análise psicológica profunda das contradições humanas na criação depersonagens imprevisíveis, jogando com insinuações em que se misturama ingenuidade e a malícia, a sinceridade e a hipocrisia.
Crítica irônica das situações humanas, das relações entre as pessoas edos padrões de comportamento. Casamento, família, religião (idéiasburguesas) são envenenados pelo interesse, pelas segundas intenções epela malícia.
Linguagem: estilo conciso, sentenças curtas, equilíbrio entre a linguageme o conteúdo. Não se preocupa em descrever fisicamente os ambientes eos personagens. As descrições prendem-se aos aspectos psicológicosmais marcantes.
Envolvimento do leitor pela oralidade da linguagem, pelas surpresas deque suas histórias (contos e romances) estão cheias e pelas “conversas”que o narrador estabelece freqüentemente com o leitor, transformando emcúmplice e participante do enredo (metalinguagem).
Citação de autores clássicos e da bíblia (cultura e intertextualidade).
Reflexão sobre a mesquinhez humana e a precariedade da sorte humana.
Atitude de escárnio diante do poder.
Os aspectos externos (tempo cronológico, espaço, paisagem) são apenaspontos de referência, sem merecerem maior destaque.
Enredo não segue uma ordem cronológica (de tempo em linha reta, tipopresente-passado e futuro), antecipando a forma moderna de escrever literatura.
Infidelidade: é amplamente enfocada e torna-se curioso como Machado deAssis prioriza a traição feminina (ver, em Dom Casmurro, Capitu).
Fazem parte da criação machadiana mulheres dissimuladas, mulheresambíguas, mulheres muito sensuais e, principalmente, astuciosas. Nãosão nem um pouco frágeis como as mulheres românticas, pois Machadovia a mulher como um ser dominador. Por esse motivo, deu às váriasmulheres presentes nas suas obras nomes bem fortes: em Dom Casmurro, Capitu sugere a idéia de “capitã”, de comandante; em QuincasBorba, Sofia sugere a idéia de “sabedoria”, entre outras.


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